18 março 2015

Como entender os bebês?

Oi gente, tudo bem com vocês?
Não sei se todos vocês sabem, mas agora eu sou titia 
E depois de cuidar de muitos primos, agora também cuidarei da minha sobrinha ás vezes.
Então comecei a pesquisar mil coisas sobre essas coisinhas lindas que adoram chorar e muitas vezes a gente nem sabe porque elas estão chorando.
Vamos para algumas dicas de como entender melhor eles?

♥ Bebês precisam aprender a dormir
   Sim, é isso mesmo que você acabou de ler!
   Enquanto nós, adultos, precisamos em média de 8 horas de sono, os bebês até 3 meses precisam do dobro, ou seja, 16 horas. Mas o sono para eles vai e vem toda hora. O que acontece é que 90% dos bebês não nascem sabendo dormir direito. Então cabe aos pais acostumá-los a dormir sem interrupções.
   Mas como fazer isso?
   Uma boa dica é criar um ritual, como tomar um banho morno ou contar histórinhas até o sono chegar. Mas, ainda assim, segundo os especialistas, você deve saber que alguns bebês podem levar até 3 anos para dormir uma noite inteira.

♥ Bebês não sabem diferenciar hoje de ontem ou de amanhã
   Apesar e reconhecerem rostos, vozes e sons, eles levam muitos meses para ter noção de espaço e o identificarem. Isto se deve às regiões do cérebro responsáveis por estas habilidades que ainda estão amadurecendo. 
   A noção de tempo começa a ficar mais clara entre 4 e 12 meses. Somente nesta fase é que o bebê começa a produzir melatonina, o "hormônio do sono". Uma dica para ajudar eles a notarem a diferença entre os períodos do dia e da noite é manter as cortinas abertas enquanto houver a claridade do dia e apagar as luzes durante a noite.

♥ Mamadeira nem sempre é pior que leite materno
   Aprendemos desde cedo que nada substitui o aleitamento materno. Sim, isto é verdade, mas existem as exceções: nem toda mulher pode amamentar. E algumas (as que tomam remédios periodicamente), podem passá-lo pelo leite e vir a prejudicar o bebê. Existem no mercado leites e pó que imitam bem a composição nutricional do leite materno. E são alimentos perfeitamente saudáveis.

♥ Birra tem razões neurológicas e TEM CURA!
   Quem já não viu uma criança fazendo birra na rua, no mercado ou no shopping? Normalmente achamos que isso é culpa dos pais, que não sabem dar educação e impor limites, não é mesmo? Só que não é bem assim.
   O neocórtex, uma parte do cérebro responsável por capacidades como reflexão, planejamento, imaginação, pensamento analítico e solução de problemas, ainda não está completamente formado nos bebês. O que acontece é que nos primeiros anos de vida, faltam conexões entre os neurônios que lá existem. Assim, faz-se que se a criança é contrariada, já é motivo para ela gritar, se jogar no chão e esmurrar o chão.
   Mas tudo é questão de paciência e saber lidar com o problema que pode atingir aquela desconhecida na rua com o filho dela, assim como vocês mesmo com o seu filho ou uma criança próxima a você: ajude-a a ser mais racional.
   Como fazer isso?
   É necessário ser carinhoso, em primeiro lugar. Com calma todos conseguirão impor limites às chamadas "birras".

Dados: Revista Super Interessante e Você Sabia?

E então o que acharam das dicas?
Espero que tenham gostado.
Muitos beijos (inclusive nos bebês ♥) e até mais :D

Nenhum comentário: